Apresentação

O Departamento de Ciências Sociais Aplicadas (DCSA) assegura, na Faculdade de Ciências e Tecnologia, o ensino e a investigação em áreas exteriores às ciências fundamentais e às engenharias, dando, assim, aos nosso alunos uma formação estruturada na área das ciências sociais aplicadas, que passa por competências nos campos da expressão e comunicação, das relações entre ciência/tecnologia/sociedade (história, filosofia e pensamento contemporâneo) da ética,  da organização do trabalho e da economia, gestão e empreendedorismo. Especificamente, pretendemos oferecer aos alunos um conjunto de competências que lhes permita compreender a complexidade das sociedades contemporâneas, nomeadamente pelo desenvolvimento de: 

  1. uma cultura científica e técnica que lhes permita (i) criar uma postura activa de crítica e reflexão sobre o papel da ciência e da tecnologia na sociedade contemporânea; (ii) incorporar e sedimentar valores éticos;
  2. uma base para a compreensão do mundo do trabalho em que se irão integrar no futuro, na sua dupla dimensão económica e organizacional ;
  3. capacidades para superar falhas de expressão  oral e escrita e, sobretudo,  melhorar as suas  aptidões  de transmitir ideias e conceitos  com clareza  e legibilidade.

O DCSA está organizado em quatro áreas científicas - Ciências e Tecnologias da Educação e da Formação, Economia e Gestão, História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia e Sociologia Industrial.  A existência no campus da FCT/UNL  de um departamento com múltiplas valências no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas  é um traço distintivo da  nossa escola,  único no país, que se reflecte nos curricula dos cursos que, assim, facilmente respondem às directrizes internacionais mais recentes do ensino das ciências e das  engenharias  que apontam para um reforço das disciplinas “não-técnicas”. 

No plano da docência, o DCSA lecciona disciplinas em todas as Licenciaturas da FCT/UNL e é responsável por Mestrados e Programas Doutorais nas áreas da História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia, Avaliação de Tecnologia e Ciências da Educação. Todos os docentes do DCSA são especialistas nas respectivas áreas, com currículos cuja qualidade é reconhecida nacional e internacionalmente. 

No plano da investigação, os docentes e investigadores do DCSA integram unidades de investigação reconhecidas pela FCT/MCE, estando envolvidos em projectos nacionais e internacionais. Os membros do DCSA pertencem, muitas vezes na qualidade de membros de comités executivos e editoriais, a sociedades científicas reputadas e mantêm uma actividade de publicação e edição de livros e revistas de especialidade, portuguesas e estrangeiras.