Bolsa de Investigação (BI)-UID/HIS/00286/2013-(CIUHCT)

13-03-2015

Na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, encontra-se aberto concurso para a atribuição de 1 (uma) Bolsa de Investigação (BI) para Mestre, no âmbito da Centro de Investigação em História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) - UID/HIS/00286/2013, com o apoio financeiro da FCT/MEC através de fundis nacionais e, quando aplicável, co-financiado pelo FEDER no âmbito do acordo de Parceria PT2020, nas seguintes condições

Área Científica: História das Ciências e da Tecnologia

Requisitos de admissão: Possuir o grau de Mestre em área científica de ciências sociais, humanidades ou ciências/engenharia (área de sistemas ambientais e sustentabilidade), com a nota mínima de 16 (dezasseis) valores. São elementos preferenciais experiência em investigação e gestão de projectos de investigação, organização de conferências científicas, construção e manutenção de sites, domínio do Office e de ferramentas de edição de imagem. É condição necessária demonstrar proficiência no Português escrito e falado.

Plano de trabalhos: Desenvolver tarefas de investigação no âmbito do acordo de Parceria PT2020 do CIUHCT, em particular na implementação e execução dos quatro Flagship Outputs: (i) Dicionário de Biografias de Cientistas, Médicos e Engenheiros, (ii) Bibliografia de História da Ciência, Medicina e Tecnologia em Portugal (2005-2020) (iii) Volume(s) sobre História da Ciência, Medicina e Tecnologia em Portugal, (iv) revista online HoST.

Apoio à edição de artigos.

Apoio a seminários, workshops, congressos e summerschools.

Apoio a trabalhos de candidatura a projetos de investigação financiados.

Legislação e regulamentação aplicável: Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica, aprovado pela Lei nº 40/2004, de 18 de agosto, alterado e republicado pelo Decreto-Lei nº 202/2012, de 27 de agosto e alterado pelo Decreto-Lei nº 233/2012, de 29 de outubro, pela Lei nº 12/2013, de 29 de janeiro e pelo Decreto-Lei n.º 89/2013 de 9 de julho; e Regulamento de Bolsas de Investigação da FCT, I. P., aprovado pelo Regulamento nº 234/2012, de 25 de junho, alterado pelo Regulamento nº 326/2013, de 27 de agosto de 2013, em vigor (www.fct.pt/apoios/bolsas/regulamento.phtml.pt)

Local de trabalho: O trabalho será desenvolvido no Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, em bibliotecas e arquivos nacionais e demais locais considerados pertinentes no âmbito do Plano de Trabalhos, sob a orientação científica dos Professores Doutores Ana Simões, Maria Paula Diogo e Henrique Leitão.

Duração da bolsa: A bolsa tem início previsto em 1 de Maio de 2015. O contrato com a duração inicial de seis meses, pode ser renovado até ao máximo de cinco anos e desde que no período de vigência do presente projecto e de acordo com o estipulado no Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I.P. - 2013.

Valor do subsídio de manutenção mensal: 980,00€ (novecentos e oitenta Euros), estando também previsto o pagamento de seguro social e de acidentes pessoais, conforme o Regulamento de Bolsas de Investigação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (http// www.fct.pt/apoios/bolsas/valores) e da Universidade Nova de Lisboa.

Métodos de selecção:

(i)

Avaliação Curricular (40%);

(ii)

Perfil apropriado para desempenhar as tarefas do Plano de Trabalhos (60%);

(iii)

Os cinco candidatos com pontuação mais elevada serão convocados para uma entrevista, que contribuirá com um peso de um quinto (20%) para a classificação final do candidato.

Composição do Júri de Selecção: Professores Doutores Maria Paula Diogo (Presidente do júri), Ana Simões e Henrique Leitão (Vogais efectivos) e Professora Doutora Ana Carneiro (Vogal suplente).

Forma de publicitação/notificação dos resultados: Os resultados finais da avaliação serão publicitados, através de lista ordenada por nota final obtida, afixada em local visível e público do Edifício VII, piso 2 da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, no Monte da Caparica, sendo o candidato(a) aprovado(a) notificado através de correio electrónico.

Prazo de candidatura: O concurso encontra-se aberto no período de 10 dias úteis, com início em 16 de Março e término a 30 de Março de 2015.

Forma de apresentação das candidaturas As candidaturas devem ser formalizadas, obrigatoriamente, através do envio de carta de candidatura acompanhada dos seguintes documentos: Curriculum Vitae e Certificados de Habilitações.

As candidaturas deverão ser entregues por correio electrónico para o seguinte endereço: ciuhct.secretariado@fct.unl.pt; Poderão ainda ser remetidas candidaturas entregues pessoalmente, durante o período 10h00-12H00 e 14h00-16h00 no secretariado do DCSA (DCSA, FCT/UNL, Campus da Caparica, Ed. VII, Piso 2, 2829-516 Caparica) ou remetidas por correio para a seguinte morada: DCSA, FCT/UNL, Campus da Caparica, Ed. VII, Piso 2, 2829-516 Caparica.