3.º Ciclo

História, Filosofia e Património da Ciência e daTecnologia

http://www.fct.unl.pt/ensino/curso/doutoramento-em-historia-filosofia-e-patrimonio-da-ciencia-e-da-tecnologia

São objectivos do Doutoramento em História, Filosofia e Património da Ciência e da Tecnologia:

  1. Fomentar uma cultura científica e tecnológica, com uma matriz histórica que permita compreender a importância e a influência da ciência e da tecnologia na sociedade europeia; 
  2. Compreender e contextualizar as conjunturas em que a inovação tecnológica foi promovida e tem evoluído na sociedade portuguesa; 
  3. Reconhecer e identificar o património científico e tecnológico português sendo capaz de o contextualizar no espaço e no tempo tendo em consideração a história da ciência e da tecnologia em Portugal e o contexto histórico em que ocorrem; 
  4. Estudar, valorizar e divulgar, procurando a sua preservação, o património científico e tecnológico português.

Avaliação de Tecnologia

http://sites.fct.unl.pt/doutoramento-avaliacao-tecnologia/home

O Doutoramento em Avaliação de Tecnologia (PDAT) visa preparar investigadores e especialistas com capacidade para a realização de actividade de investigação autónoma e de liderança em processos de inovação e tem por objecto o estudo das metodologias e processos de análise de impactos tecnológicos e dos processos de desenvolvimento da tecnologia e da inovação no contexto mais geral de integração no quadro europeu e internacional.

Ciências da Educação

http://www.fct.unl.pt/ensino/curso/doutoramento-em-ciencias-da-educacao

Desde 2009/10 o Programa Doutoral em Ciências de Educação vem sendo desenvolvido em Associação entre três instituições: as Faculdades de Ciências e Tecnologia e de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e o Insituto Superior de Psicologia Aplicada. Tem como objetivo geral a formação de investigadores no campo científico multidisciplinar da Educação, estando vocacionado para formação avançada de docentes dos vários níveis de ensino e de outros profissionais nas áreas da educação e formação.