Faculdade

Investigação

Centros de Investigação

Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia - CIUHCT

O CIUHCT tem como missão promover a investigação em História das Ciências e Tecnologia de acordo com padrões científicos internacionais e contribuir para o desenvolvimento e consolidação desta disciplina em Portugal. O CIUHCT tem ainda como objectivo contribuir para a consolidação de uma comunidade científica dinâmica, através da participação activa na formação de estudantes (licenciatura e pós-graduação) e da promoção de actividades de divulgação (palestras e exposições). O CIUHCT promove a integração de investigação nos planos conceptual e metodológico com investigação de estudos de caso específicos especialmente dedicados, mas não restritos, a temáticas da história das ciências de da tecnologia em Portugal. Em qualquer dos casos todos os seus trabalhos estão integrados na problemática internacional através da colaboração com grupos de renome internacionais e de publicações em revistas internacionais. 

Linhas de Investigação

Ciência e Tecnologia (i): estudos históricos e interdisciplinares (Pólo UNL)

Ciência e Tecnologia (ii): estudos históricos e de cultura material (Pólo UL)

Financiamento: FCT - Fundação da Ciência e da Tecnologia

Secretariado: Cristina Amieiro

Email: ciuhct.secretariado@fct.unl.pt

http://ciuhct.org/

Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento - UIED

O objectivo principal da Unidade de Investigação Educação e Desenvolvimento é efectuar a pesquisa académica, a acção/investigação e a formação de investigadores envolvidos no processo educativo, em escolas como em ambientes profissionais e no processo de desenvolvimento social, técnico-científico e humano.

O UIED foi integrado no CICS.NOVA.

https://www.cics.nova.fcsh.unl.pt/http://www.uied.fct.unl.pt

 

O Centro de Estudos Avançados em Gestão e Economia - CEFAGE

Foi criado em 2006, com o objetivo de promover a investigação nas áreas de Gestão e Economia. É financiado pela Fundação para uma Ciência e Tecnologia (FCT) desde 2009, quando obteve a classificação de "Excelente", e em 2014 que foi avaliado com a classificação de "Muito Bom".

O CEFAGE é hoje uma unidade de investigação que reúne um conjunto dos melhores investigadores em Economia e Gestão de várias instituições. A unidade de gestão principal está na Universidade de Évora e tem mais três unidades de gestão, na Universidade do Algarve, Universidade da Beira Interior e na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Nova Universidade de Lisboa.

A gestã0 do CEFAGE é assegurada pelo conselho directivo constituído por um diretor e três vice-diretores e pelo coordenador científico. O CEFAGE também possui um Conselho Científico e uma Comissão Externa de Aconselhamento Científico que supervisiona o desempenho e proporciona aconselhamento científico. 
Os interesses de investigação dos membros da CEFAGE abrangem, entre outras, as áreas de economia agrícola, econometria, recursos ambientais, finanças, organização industrial, inovação e empreendedorismo, economia internacional, economia do trabalho, investigação operacional, economia do turismo, economia espacial e crescimento sustentável.

As atividades de investigação do CEFAGE estão atualmente organizadas em 4 grupos de investigação (Estratégia, Empreendedorismo e Operações; Finanças; Economia Industrial, do Trabalho e do Território; e, Macroeconomia, Crescimento e Desenvolvimento), que são definidos de acordo com as suas principais linhas temáticas de investigação (Turismo; Agroalimentar e Florestas; Educação e Saúde; e, Sustentabilidade e Desempenho), as quais são transversais aos vários grupos de investigação.

 

O CEFAGE foi extinto em 2020.

 

Secretariado:  cefage@uevora.pt

http://www.cefage.uevora.pt/pt/apresentacao