Faculdade

Outro
Localização específica:

Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Lisboa

O 1.º Encontro Luso-Brasileiro de História da Medicina Tropical – a medicina tropical nos espaços nacionais, coloniais e pós-coloniais (séc. XIX e XX) integra-se nas comemorações do 110.º aniversário da fundação da Escola de Medicina Tropical de Lisboa, antecessora do actual Instituto de Higiene e Medicina Tropical. Celebra também o 60º aniversário do 1.º Congresso Nacional de Medicina Tropical, em Lisboa.

A intenção é congregar investigadores nacionais e estrangeiros de diferentes áreas de investigação, de modo a promover uma discussão tão diversificada quanto possível sobre a medicina tropical nos espaços nacional, colonial e pós-colonial nos séculos XIX e XX, relativamente a opções e práticas médicas em Portugal, no Brasil, em África ou na Ásia.

Cinco temas gerais serão debatidos pelos participantes do Encontro: trópicos e medicinas: conceitos; saberes e práticas médicas: histórias e tradições plurais; tráfico de escravos, fluxos migratórios e circulação de doenças; actores, doenças e instituições e, por último, políticas internacionais de saúde.

Qualquer dúvida sobre o Encontro, não hesite em contactar ima@fct.unl.pt ou jbench@oi.com.br. Para esclarecimento de dúvidas sobre os aspectos logísticos do evento, por favor contacte o secretariado (Teresa Leal – eventos@ihmt.unl.pt).