3.º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia

Qua, 26 setembro 2012, 08:00 - Sex, 28 setembro 2012, 20:00
Tipo(s) de Evento:
Organizador:
Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi)
Local do Evento:
Outro
Localização específica:

Universidade de Évora | Anfiteatro A

O Centro de Estudos de História e Filosofia da Ciência (CEHFCi) tem o prazer de convidar todos os investigadores interessados a participar no 3.º Encontro Nacional de História das Ciências e da Tecnologia, que terá lugar em Évora, de 26 a 28 de Setembro de 2012, e será dedicado ao tema Ciência, crise e mudança.

O Primeiro Encontro Nacional de História da Ciência teve lugar em 21 e 22 Julho de 2009, no seguimento do programa de estímulo ao desenvolvimento da História da Ciência em Portugal e de valorização do património cultural e científico do País, lançado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (MCTES) em 31 de Janeiro desse ano. A sua organização coube a investigadores do Instituto de História Contemporânea (IHC), da FCSH da UNL, e do Centro Científico e Cultural de Macau (CCCM), em cujas instalações se realizou. De entre as conclusões do Encontro, destacou-se a de realizar periodicamente novos Encontros Nacionais, a serem organizados de forma rotativa por diferentes centros e núcleos de investigadores. Na sequência deste Primeiro Encontro, o Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (CIUHCT) organizou, entre 26 e 28 de Julho de 2010, o II Encontro, dedicado ao tema "Comunicação das Ciências e da Tecnologia em Portugal: Agentes, Meios e Audiências". Cabe agora ao CEHFCi cumprir o que foi decidido no final deste Encontro.

Na situação económica e política que hoje vivemos torna-se particularmente urgente aprofundar o estudo e o debate sobre a interação entre a Sociedade, a Ciência e a sua História, sobre o papel e a responsabilidade social da ciência e dos seus agentes e sobre a acção da crise e da mudança no conhecimento científico.