Faculdade

Notícias

CIUHCT lança mais um volume da sua colecção na Ordem dos Engenheiros, 19 Novembro

31-10-2018

Um Império projectado pelo 'silvo da locomotiva'", de Bruno Navarro, é o novo volume da Colecção CIUHCT, publicado pela Editora Colibri. O lançamento terá lugar no próximo dia 19 de Novembro, pelas 18:00, na Ordem dos Engenheiros, com a presença do autor e apresentação de Maria Paula Diogo.

Bruno Navarro, actual Presidente da Fundação Côa Parque, é doutorado em História, Filosofia e Património da Ciência e Tecnologia (DCSA, FCT-NOVA), tendo sido orientado pela Professora Doutora Maria Paula Diogo. O autor mantém muito viva a sua colaboração com o CIUHCT, sendo membro da equipa do projecto Anthropolands

A obra agora lançada analisa o papel da engenharia portuguesa no processo de apropriação territorial das colónias ultramarinas de Angola e Moçambique, desenhando uma nova perspectiva  da colonização portuguesa através do processo de construção e desenvolvimento da rede de infraestruturas ferroviárias, naqueles dois países, entre os séculos XIX e XX, nos planos da sua materialidade e das opções subjacentes.

A obra teve um primeiro lançamento na Livraria Santiago, no âmbito do FOLIO - Festival Literário Internacional de Óbidos.