Em memória do Professor Fernando Santana

29-01-2021

“Agora, temos de convergir”. Esta é, talvez, a frase que todos nós, que trabalhámos de perto com o Professor Fernando Santana durante o período em que dirigiu a nossa escola, mais ouvimos. Era uma afirmação tão natural e que se repetia ao longo das nossas reuniões (para muitos de nós, ao longo de 12 anos), que sabíamos instintivamente que o tempo para expormos, por vezes muito (em excesso?) acaloradamente, as nossas opiniões se havia esgotado e o tempo para tomarmos uma decisão final chegara.

Esta memória do Professor Santana, juntamente com a sua boa disposição e humor e o seu carisma, acompanhará, decerto, para sempre, todos os que a viveram e que com ela aprenderam, também, a gerir a diversidade de pontos de vista e a conciliar ideias diferentes, de forma calma e inclusiva. E esta capacidade de envolver todos nas decisões finais, sempre tornou mais fácil fazer-nos aceitar as derrotas.

Para o Professor Santana, a formação dos engenheiros e cientistas tinha de ir para além das competências técnicas e usou um recurso único no panorama universitário português para impor esta sua visão formativa: a existência um departamento de ciências sociais no campus de uma faculdade de ciências e tecnologia. O apoio que deu, enquanto director, ao Departamento de Ciências Sociais Aplicadas foi crucial para o amadurecimento e crescimento da qualidade da investigação e das práticas pedagógicas dentro do DCSA, bem como da sua afirmação na nossa escola. Consciente da importância desta estratégia, o DCSA respondeu sempre de forma empenhada a todas as solicitações da escola, deixando a sua quase invisibilidade de muitos anos para assumir um novo protagonismo na dinâmica da faculdade.

Infelizmente não teremos mais oportunidade de conversar entre chávenas de café, trocar impressões em reuniões ou colaborar nos projetos e desafios do Professor Fernando Santana. Contudo, podemos honrá-lo com o nosso trabalho e dedicação para consolidar a visão científica e pedagógica que legou à nossa escola.

Maria Paula Diogo

NOTA: Este texto foi escrito por sugestão da Presidente do DCSA,  a colega Paula Urze. Agradeço o ter delegado em mim a responsabilidade de o escrever, tendo em conta que, na qualidade de Presidente do DCSA,  trabalhei com o Professor Fernando Santana durante grande parte dos 12 anos em que ele foi Director.