Faculdade

Notícias

Envolvimento societal da ciência: O projecto Hi-BicLab integrou o painel da Tertúlia “Mobilidade sustentável - Passado presente e futuro” organizada pelo projecto comunitário Cicloficina da Junqueira, que teve lugar na Biblioteca de Belém, no dia 18.02.20

03-03-2023

No dia 18.02.2023, na Biblioteca Municipal de Belém (Lisboa), foi realizada a Tertúlia “Mobilidade sustentável - Passado presente e futuro” com participação do projecto Hi-BicLab. Laboratório de História para as Mobilidades Urbanas Sustentáveis: Políticas Cicláveis de Lisboa (financiado por fundos nacionais pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia, EXPL/FER-HFC/0847/2021). 

Esta actividade teve como objectivo discutir temas caros à mobilidade urbana em Lisboa, com participação de pessoas interessadas e que investigam o tema, activistas e utilizadores de bicicleta com meio de transporte. Inicialmente, foi feita a introdução do evento pelo seu organizador, Hugo Cruz Marques (Cicloficina da Junqueira), seguida da apresentação da investigadora M. Luísa Sousa (CIUHCT, FCT NOVA), que apresentou temas da mobilidade urbana e dos usos do passado, mostrando como o projecto Hi-BicLab tem procurado compreender o passado ciclável de Lisboa e da possível utilização destes repertórios do passado para termos mais recursos para pensar o presente e o futuro da cidade. Em seguida, foi aberta discussão, que teve grande participação do público, que pode, também, dialogar com mais três membros do Hi-BicLab: Patrícia Melo (ISEG/UECE), Bernardo Pereira (Lisboa E-NOVA) e Diego Cavalcanti (CIUHCT, FCT/NOVA).

Esse evento foi também uma oportunidade para que esteja patente na Biblioteca de Belém a Exposição fotográfica do Hi-BicLab “A cidade para quem? Quotidianos cicláveis nas ruas lisboetas do século XX” até 15.03.2023, das 10h às 18h de segunda a sexta feira. A Biblioteca estará aberta no mesmo horário no sábado dia 6.03.2023.

Essas actividades fazem parte do envolvimento societal no qual o projecto Hi-BicLab visa mobilizar a História para envolver diferentes públicos na identificação de factores-chave sociais, culturais e técnicos que moldaram a mobilidade (e imobilidade) de pessoas, alargando o nosso repertório dos passados da cidade, para que diferentes futuros possam ser imaginados. Esta tertúlia e a exposição têm um papel importante de divulgação destas ideias para diferentes públicos, contribuindo inclusive para a construção da rede de parceiros que está a ser mobilizada para a concretização do laboratório de história do Hi-BicLab.