Faculdade

Notícias

Maria Paula Diogo integra desde hoje a Direção da Fundação para a Ciência e para a Tecnologia

17-04-2023

A professora catedrática de História da Tecnologia e da Engenharia na FCT NOVA e membro do CIUHCT-Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia (que coordenou durante 15 anos), a única unidade de investigação dedicada à História da Ciência e da Tecnologia no país, foi pioneira no ensino e na investigação da História da Tecnologia em Portugal, ensinando esta disciplina em cursos de licenciatura, mestrado e doutoramento na FCT NOVA. Acumulou várias distinções ao longo da sua carreira, das quais destacamos a Leonardo da Vinci Medal em 2020 e a Kranzberg Memorial Lecture, as duas mais altas distinções internacionais concedidas a um historiador da tecnologia, ambas atribuídas pela primeira vez a um português. 

“Aceitei o convite porque participar no desenho das políticas científicas definidas pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia é um desafio muito interessante. Estou envolvida em atividades de gestão científica há mais de três décadas, em várias instâncias, e foi sempre uma área de que gostei. Penso que a minha formação em História da Ciência e da Tecnologia, que me permite ter uma visão na longue-durée sobre a investigação em Portugal e as suas interrelações com as dimensões política, económica e social, poderá ser útil no debate e resolução dos problemas mais candentes que atualmente afetam docentes e investigadores na academia", afirma a Professora. 

O seu trabalho de investigação centra-se no estudo da engenharia e dos engenheiros portugueses, particularmente entre meados do século XIX e a primeira metade do século XX, e, mais recentemente, nos conceitos de diplomacia tecnocientífica e de Antropocénico. Foi co-fundadora da revista open acess HoST e do Journal of Engineering Studies, sendo, em ambos os casos, membro dos seus Editorial Boards, bem como dos grupos de investigação STEP (Science and Technology in the European Periphery), ToE - Tensions of Europe/Technology in the Making of the 20th century Europe e INES (International Network on Engineering Studies). É, igualmente, membro de diversas outras redes de investigação e sociedades internacionais, tendo participado e participando ainda nas suas estruturas de gestão científica (ex. SHOT - Society for the History of Technology). Neste contexto, tem liderado vários projectos de investigação sobre ciência, tecnologia e impérios, a formação dos engenheiros portugueses e a construção da sua identidade nacional. Organizou numerosos congressos e workshops na área da História da Tecnologia e publica regularmente em revistas estrangeiras especializadas na sua área e indexadas aos principais índices internacionais. É igualmente autora, co-autora e co-editora de diversos volumes nacionais e internacionais de editoras de referência.