02-12-2025
A XVIII edição do SemeAd, a mais prestigiada conferência académica na área da gestão no Brasil, realizou-se no mês de novembro na Universidade de São Paulo. O SemeAd é um evento anual de referência, a nível nacional e internacional, que promove a discussão da produção académica e tecnológica em gestão, com um processo de avaliação rigoroso. Nesta edição, foram submetidos 2.089 artigos, dos quais 1.272 foram aprovados.
A Professora Fernanda Llussá, do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas, recebeu o prémio de melhor artigo na área de Operações pelo trabalho intitulado “Promoting Circular Economy: Drivers and Barriers to Digital Product Passport Adoption in the EU”, em co-autoria com Albino Colucciello e Letícia Canal Vieira, da Universidade de Bolonha, Itália. O artigo foi ainda distinguido entre os três melhores da conferência, recebendo uma menção honrosa.
O estudo aborda um tema atual, num contexto marcado por desafios ambientais e por uma crescente pressão para a adoção de sistemas de produção sustentáveis: o Passaporte Digital do Produto (DPP). Este instrumento visa aumentar a transparência e a circularidade ao longo do ciclo de vida dos produtos, promovendo a reutilização e a reciclagem, e contribuindo para a redução dos impactos ambientais.