Faculdade

Departamento

Vítor Duarte Teodoro

Professor Auxiliar Aposentado
SHFCTCE - Secção de História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia e de Ciências da Educação
14
10417
Coordenador da Secção de História da Ciência e da Tecnologia e Ciências da Educação, DCSA-FCTUNL (desde 2009). Membro eleito do Conselho Científico da FCTUNL desde 2009. Coordenador da Divisão de Educação da Sociedade Portuguesa de Física desde 2007. Consultor do Ministério da Educação português em diversas áreas (exames; formação de professores; desenvolvimento curricular; design de espaços escolares e laboratórios; recrusos educativos digitais). Autor de diversos relatórios para o Ministério da Educação nestas disciplinas, envolvendo o design de políticas públicas, formação de pessoal, selecção de amostras para participação em estudos, etc. Coordenadro de uma rede Ibero-Americana no uso educativo de tecnologias da informação de 1995 a 2001. Autor de mais de 30 manuais para escolas em Portugal e Cabo Verde (Física e Química).

Áreas Científicas

Educação em Ciências e Matemática (embedding scientific computing in the secondary school curricula and in undergraduate studies in science and engineering). Princípios e design de ambientes de aprendizagem activos, em particular para educação científica e matemática; avaliação; formação de professores; desenvolvimento curricular. Participação em vários projectos de investigação financiados pela Comunidade Europeia, entidades nacionais e governamentais.

Publicações Representativas

Teodoro, V. D. (1998). From formulae to conceptual experiments: Interactive modelling in the physical sciences and in mathematics International CoLos Conference New Network-Based Media in Education (pp. 13-22). Maribor, Slovenia: University of Maribor. Teodoro, V. D., Vieira, J. P., & Clérigo, F. C. (1997). Modellus, Interactive Modelling with Mathematics (Version 1.0). San Mateo, Cal.: Knowledge Revolution. Currently on version 4, available at http://modellus.fct.unl.pt . Teodoro, V. D. (1994). Learning with computer-based exploratory environments. In S. Vosniadou, E. deCorte & H. Mandl (Eds.), Technology-Based Learning Environments, Psychological and Educational Foundations. Berlin: Springer-Verlag. Teodoro, V. D. (1993). The computer as a conceptual lab: learning dynamics with an exploratory environment. In D. L. Ferguson (Ed.), Advanced technologies in the teaching of mathematics and science. Berlin: Springer-Verlag. Teodoro, V. D. (1993). A model to design exploratory software for science and mathematics. In T. d. Jong, H. Spada & D. Tawne (Eds.), The use of computer models for explication, analysis and experiential learning. Berlin: Springer-Verlag. Teodoro, V. D., & Freitas, J. C. (Eds.). (1992). Educação e Computadores. Lisboa: Ministério de Educação/GEP. Teodoro, V. D. (1992). Direct manipulation of physical concepts in a computerized exploratory laboratory. In E. d. Corte, M. C. Linn, H. Mandl & L. Verschaffel (Eds.), Computer-Based Learning Environments and Problem Solving. Berlin: Springer-Verlag.

Perfil Profissional

2003-Presente Professor Auxiliar (com nomeação definitiva desde 2008), Departmento de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia 1988-2003 Leitor, Departmento de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Nova de Lisboa, Faculdade de Ciências e Tecnologia 1975-1988, Professor do Ensino Secundário At the university: didactics and science education, master courses for science teachers; research methods, MEd and PhD courses in Education, including thesis supervision; scientific computation, chemistry and physics engineering students; general physics, chemistry and physics engineering students; educational technologies. Invited professor at the University of São Paulo (Brasil, 1993), Catholic University (Lisbon, since 2004), Open University of Portugal (1990-2000). Design and preparation of registration dossiers of masters courses in teaching Physics and Chemistry and in teaching of Biology and Geology. Coordinator of the Master Course Teaching Physics and Chemistry. Collaboration in the design and preparation of registration dossiers of doctoral studies in education, in collaboration with ISPA and FCSHUNL. Member of the Coordination of the course.